Família morre afogada ao tentar salvar criança no Rio Paracatu em MG
29/09/2025
(Foto: Reprodução) Família se afoga no Rio Paracatu em Brasilândia de Minas
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Três pessoas da mesma família morreram afogadas no Rio Paracatu, no Noroeste de Minas, durante um momento de lazer. Segundo a Polícia Militar (PM), os corpos da mãe e da filha foram encontrados por pescadores ainda no domingo (28). Já o corpo do homem, que tentou salvar a esposa e a filha, só foi localizado na manhã desta segunda-feira (29) pelo Corpo de Bombeiros.
O afogamento aconteceu por volta das 18h, na zona rural de Brasilândia de Minas, sob a ponte da rodovia MG-680, no km 20. O ponto fica a cerca de 130 km do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de João Pinheiro, que foi chamado para fazer as buscas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Testemunhas contaram aos militares que duas famílias estavam reunidas às margens do rio. A menina, de 5 anos, entrou no rio para se aproximar do pai, de 34 anos.
Ela foi arrastada pela correnteza até uma parte mais profunda e submergiu. A mãe, de 32 anos, entrou na água para tentar salvá-la, mas não sabia nada e também desapareceu.
De acordo com a Defesa Civil, o pai sabia nada e tentou socorrer as duas mergulhando e empurrando a esposa e a filha alternadamente para a parte rasa. No entanto, devido ao esforço físico e desespero das duas, foi arrastado pela correnteza e não voltou à superfície.
Quando a menina começou a se afogar, outra criança, de 6 anos, também pulou na água para ajudar e também se afogou. A avó da criança entrou no rio e a salvou, mesmo não sabendo nadar muito bem.
Buscas retomadas
Ainda conforme a Defesa Civil, os corpos da mãe e da filha foram encontrados abraçados a aproximadamente 10 metros do lugar onde submergiram.
O Corpo de Bombeiros fez buscas com barco e equipamentos de mergulho ainda no domingo, mas não encontrou o homem. Os trabalhos foram retomados às 5h desta segunda-feira, com apoio de uma equipe de sobreaviso e do comandante do pelotão de João Pinheiro, que encontraram o corpo pela manhã.
LEIA TAMBÉM:
Corpo de DJ é encontrado após 5 dias de buscas
Homem morre afogado ao tentar recuperar barco em represa
Pai encontra filho afogado na piscina durante festa infantil
A Polícia Militar (PM) informou que os corpos foram liberados pelo perito da Polícia Civil e levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Paracatu.
O Rio Paracatu tem cerca de 40 metros de largura e até 4 metros de profundidade, segundo os bombeiros.
VEJA TAMBÉM: Maioria dos afogamentos em Uberlândia ocorre em rios, cachoeiras e lagos
Maioria dos afogamentos em Uberlândia ocorre em rios, cachoeiras e lagos
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas